Mother's Little Helper

Mother’s Little Helper

Lírica e Mensagem

Mother’s Little Helper” é uma canção emblemática da banda britânica The Rolling Stones, lançada em 1966 como a faixa de abertura do álbum “Aftermath” (aftermath não é ‘depois da matemática’ ! Veja no link a definição) composta por Mick Jagger e Keith Richards.

A letra da música descreve uma mulher que se volta para pílulas (“pequeno ajudante da mãe”) para lidar com os estresses da vida doméstica diária. Esta canção foi uma crítica sobre a rápida ascensão do uso de tranquilizantes e outros medicamentos prescritos para as donas de casa nos anos 60 lidarem com seus problemas ‘de nervos’. Um dos medicamentos mais populares da época era o Valium.

Propaganda

Nesse período, a indústria farmacêutica descobriu o potencial deste nicho de mercado e popularizou através da propaganda diversos medicamentos com material audiovisual direto e de fácil compreensão.

Confira alguns deles abaixo:

Você entende a letra da música que você canta?

Letras tristes e ácidas muitas vezes se escondem atrás de melodias cativantes, fazendo com que muitas vezes os ouvintes se sintam energizados ou animados, sem perceber o teor melancólico ou sombrio da letra. Essa dicotomia entre a melodia e a letra pode criar uma experiência única e profunda. Mother’s Litlle Helper marcou época e trazia uma profunda crítica em sua letra.

5 músicas em inglês animadas e com letras sombrias

  • “Hey Ya!” de OutKast

Animada e contagiante, é quase impossível não dançar com o refrão “Hey ya!”, mas a canção fala sobre as incertezas e inconstâncias dos relacionamentos amorosos. A linha “If what they say is ‘Nothing is forever’, then what makes love the exception?” revela uma visão cética do amor.

  • “Pumped Up Kicks” de Foster The People

Com um ritmo cativante e um refrão fácil de cantar, a música aborda o tema sombrio do pensamento violento entre os jovens, fazendo referência a um jovem com fantasias de realizar um tiroteio.

  • “Semi-Charmed Life” de Third Eye Blind

A melodia é vibrante e otimista, parece ser uma canção perfeita de verão. Já a letra trata de drogas, depressão e a busca desesperada por uma satisfação que nunca é plenamente alcançada.

  • “Mmm Mmm Mmm Mmm” de Crash Test Dummie

Com uma levada quase memorável e hipnótica, a música, em verdade, conta três histórias separadas sobre crianças que passam por experiências traumáticas.

  • “Born in the U.S.A.” de Bruce Springsteen

Ao contrário da percepção popular, esta não é uma canção patriótica comemorativa. Em vez disso, discute as lutas dos veteranos da Guerra do Vietnã ao retornar aos Estados Unidos, enfrentando desemprego e falta de apoio.

Todas essas músicas demonstram o poder da música de expressar uma ampla gama de emoções e temas, mesmo quando a melodia e a letra parecem estar em desacordo uma com a outra.

Aprender inglês é importante também para isso, para você se aprofundar nas letras e não sair cantando, de repente, uma letra triste com uma mensagem diferente da que você imaginou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima