Texto de Fabricio Carpinejar

Resoluções de fim de ano

O que eu desejaria em 2024

O final de um ano e o início de outro são momentos de reflexão e esperança para a maioria das pessoas ao redor do mundo. Todos têm resoluções das mais variadas… sempre com o objetivo de melhorar nossas vidas. Entre as mais comuns, encontra-se perder peso, entrar na academia a aprender algo novo.

Engraçado porque essas três coisas deveriam ser decisões diárias que independem do dia 01 ou da segunda-feira.

Penso que a passagem de um ano para o outro implica, por conta do limite temporal dos 12 meses em um balanço daquilo que deu certo e não deu certo na maior parte do tempo.

Seu casamento foi bom a maior parte do tempo? A escola do seu filho valeu o que cobrou? As decisões que você tomou ao longo do ano permitiram que sobrasse espaço de ócio na sua vida? Mais um ano escravizado no trabalho? Pulou de novo seus exames?

Pois é.

Há muito tempo tento incorporar em minha vida um estilo que chamo EXTREME OWNERSHIP. No conceito está embutido que sou o único responsável por absolutamente tudo que diz respeito a mim.

Meu funcionário errou algo? A responsabilidade é MINHA. Brigamos? A responsabilidade é minha. Isso implica uma mudança grande de comportamento e a assunção do papel de protagonista da minha vida. Tudo é minha decisão e tudo é minha responsabilidade. Não jogo a culpa da segunda feira, na avó doente e nem na falta de recursos. Assumo minhas parcelas e com isso crio planos realistas para o próximo ano.

Há também que ter cuidado para diferenciar SONHOS de METAS. Sonhos podem existir, mas não necessariamente virarão objetivos concretos. Existe um limite que separa aquilo que é mais funcional sendo um ideal do que virando um custe-o -que-custar.

Como professor de inglês, não entendo o porquê da postergação para aprender o idioma, já que é a língua mais importante do mundo, da nação mais poderosa do mundo. A indústria do entretenimento é de lá, da tecnologia e das ciências. Não saber inglês é suicídio e não é de hoje.

A decisão de aprender algo novo é desgastante, te tira da zona de conforto, você volta aos anos mais difíceis da sua vida… quando frequentava a escola. É intimidador mesmo.

A falta de tempo é outra barreira comum para os adultos, meu público. A vida moderna é agitada, cheia de compromissos, vivemos na era digital e tudo ocorre ao mesmo tempo, mas a verdade inconveniente é que você tem tempo SIM para estudar. As aulas particulares são a solução para isso. Não falta tempo, falta energia —– e isso você resolve indo no médico.

Outro desafio é a disciplina necessária para aprender algo novo. Aprender algo envolve autocontrole e motivação intrínseca. Mike Tyson falou certa vez que disciplina é fazer aquilo que você odeia como se amasse.

No entanto, apesar de todas essas dificuldades, a decisão de aprender algo novo pode ser incrivelmente gratificante. Quando superamos os obstáculos, ganhamos um senso de realização e autoconfiança que se estende para outras áreas de nossas vidas. Além disso, a aprendizagem contínua funciona como um portal na sua vida. Voce NUNCA saberá para onde atravessará por meio dele.

Portanto, transforme seu sonho em objetivo. Com determinação, paciência e um plano bem definido, podemos superar essas dificuldades e abrir portas para um futuro mais rico em conhecimento e oportunidades. Então, que a chegada do novo ano te inspire a buscar o crescimento e a aprendizagem ao longo de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima